sábado, 24 de abril de 2010

Sobre debates e relatório

Os debates, que sugerimos, devem considerar os objetivos acima, o material apresentado, e ter em mente as vantagens e desvantagens desse material para crianças e jovens, o direcionamento para esse público (infantil/juvenil) ou outro.
O que deverá estar em pauta nessas discussões, não é, em absoluto, o desempenho do grupo que apresentou o seminário. Deverá estar em pauta o posicionamento de vocês frente ao mundo contemporâneo - levando em conta a função e natureza da literatura para crianças, as concepções de arte, as noções de criança que permeiam as diversas produções literárias, de cultura de massa, e o diálogo que estabelecem com a tradição, e entre si.
Evidentemente, considerando a área de estudo de cada um, os postos de observação serão diferentes. Isso enriquece a atividade, considerando que interessa, efetivamente, ao professor as reflexões que podem derivar das aulas propostas e, em especial, a visão de vocês diante do assunto e do nosso objeto de estudo – a Literatura Infantil. Essas conversas podem ocorrer após cada seminário (virtualmente), com registros simples e parciais que serão organizados posteriormente para a entrega.
Os relatórios deverão ser redigidos de forma sucinta, neles deverão constar os nomes dos “debatedores”, a questão debatida ou como foi debatida, algumas conclusões /divergências e a referência teórica que iluminou a argumentação (se for o caso)/ as datas dos seminários.
• SOBRE OS PROJETOS DOS SEMINÁRIOS:
Todos os seminários serão orientados pela professora, que discutirá as leituras em função da especificidade do trabalho a ser realizado pelo grupo ou oferecer novas indicações. Para isso, os integrantes do seminário (ou o coordenador, se assim o decidirem) devem agendar dia e horário. Os plantões da professora estão previstos para as 4ª e 5ª - à tarde. Quando necessário e possível, a professora atenderá em outro horário e outro dia da semana (isto vale para os que têm impossibilidade de comparecer nos dias do plantão).
A tônica do debate e a realização dos primeiros relatórios podem ser discutidas com a professora, se necessário.

• PROVA. Aos que não apresentarem seminários - a prova terá peso (2) dois e os 3 relatórios /debates peso: 1. Para os demais: os seminários terão peso 2 e a prova mais os 2 relatórios terão peso 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário